1 Passo Essencial Para Construir Um Negócio De Sucesso

Muitos empreendimentos terminam no Brasil nos primeiros anos de vida. Existem vários fatores que explicam essa mortalidade precoce, mas nenhum deles é mais representativo do que a falha na definição correta do nicho onde o negócio irá atuar. Nesse artigo eu exponho um passo que eu considero “1 Passo Essencial Para Construir Um Negócio De Sucesso”, a Definição Correta De Um Nicho De Atuação.

Olá! Eu sou Felipe Baqui e vou compartilhar contigo o que eu descobri de mais importante nesses 23 anos em que empreendo no setor de serviços. Fica comigo até o fim desse artigo e você vai entender porque 63% das empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros 5 anos de vida. Você também vai aprender uma técnica que uso para construir ou ajustar negócios que já me salvou de muitas enrascadas.

O Problema

Nesses tempos de crise financeira e política o que mais vemos ao nosso redor são empresas fechando e pessoas perdendo seus empregos. São situações muito tristes, que nos comovem diariamente. Vemos a todo instante pais de família perdendo suas fontes de renda, seja através do desemprego ou do fechamento dos seus negócios por falta de compradores.

Em ambos os casos o motivo é sempre o mesmo, a falta de compradores (clientes). Muitos negócios se caracterizam por surfar ondas de prosperidade, que são momentos em que as pessoas, ao terem suas necessidades básicas garantidas, passam a consumir produtos e serviços de maior valor agregado, tais como: veículos, viagens, serviços de estética, etc..

Algumas empresas aproveitam a onda de bonança e lançam produtos e serviços focados nesse movimento do mercado consumidor, visando aumentar seus lucros. Os negócios passam a operar com margens mais largas e o empresário passa a acreditar que tem uma mina de ouro nas mãos, se esquecendo que o mercado tem seus altos e baixos.

Leia Aqui “Como Construir Uma Vida Com Mais Significado”

Esses negócios, posicionados para surfar ondas de prosperidade, costumam se sustentar em bombas relógio, pois no momento em que as condições de “temperatura e pressão” se alteram, a demanda que os sustentava desaparece quase que instantaneamente. Esse fenômeno se dá por conta das pessoas que, ao vislumbrarem períodos de dificuldade, passam a operar num “modo econômico”, onde consomem menos produtos e serviços de alto valor agregado e passam a dar mais importâncias para os produtos e serviços essenciais.

Nesses momentos, as empresas que surfavam as ondas de prosperidade, perdem totalmente a capacidade de gerar caixa como antes, e se não se ajustarem de acordo com as novas bases do mercado, acabam fechando suas portas rapidamente.

O Responsável

A maioria de nós alega fatores externos como os responsáveis pelo fechamento dos negócios, tais como a inflação, o dólar alto, o desemprego, a instabilidade política, porém o fator mais relevante para a real derrocada dos negócios está nos seus fundamentos básicos, na construção desses negócios que foi apoiada em bases não tão sólidas, capazes de desmoronar ao sopro do primeiro vento forte que se apresentasse.

Nada é tão importante para a construção de uma base sólida para um negócio como a Definição do Nicho de Atuação desse negócio, pois é através dessa definição e análise que se torna possível prever a sustentabilidade de um empreendimento. A correta definição de um nicho de atuação, possibilita que o negócio se sustente em uma demanda que, em tempos de crise pode até diminuir, mas que não cessará por completo como no caso de negócios que surfam ondas de prosperidade.

A Solução

Portanto a correta definição de um nicho de atuação é “1 Passo Essencial Para Construir Um Negócio de Sucesso”. Para os empreendimentos existentes pode significar também uma saída para a atual crise ou uma apólice de seguros para negócios que ainda não foram afetados por nenhuma crise, mas que surfam ondas específicas também e que podem sofrer um revés rápido.

Se você está se perguntando, “mas como eu faço para definir o nicho de atuação do meu negócio?”, eu tenho uma solução para você. De tanto procurar respostas para essa pergunta acabei juntando uma quantidade absurda de informação que eu tive que documentar, organizar e acabei ficando bom nesse negócio de encontrar nichos.

Se quiser mais informações a respeito, faça o download do nosso infográfico sobre prosperidade. Você receberá o link por email e pode me escrever por esse email para fazer as perguntas que quiser a respeito de nicho que terei o maior prazer em te ajudar.

Conclusão

Ao deixar de planejar corretamente o nicho de atuação de uma empresa, o empreendedor estabelece o prazo de extinção do seu negócio, a data da próxima crise. As empresas que superam as crises e até mesmo prosperam durante as crises, são aquelas em que seus donos tiveram a visão de estabelecer corretamente o nicho onde iriam operar.

Como última questão devemos também ter em mente a importância de surfar as ondas de prosperidade que se apresentam, pois são essas ondas que permitem a alavancagem dos negócios. O problema reside em se apoiar totalmente a existência do negócio em ondas de prosperidade, pois como o próprio nome diz, são ondas e sempre passam.

Espero que você tenha gostado do conteúdo desse artigo. Se gostou ou se não gostou faça um comentário abaixo para eu saber o que posso fazer para gerar conteúdo de melhor qualidade para você. Te vejo por aqui no Grandes Conquistas.

Um Abraço,

Felipe Baqui

PS: Não deixe de curtir nossa fan page no Facebook e compartilhar esse artigo nas suas mídias sociais. Use os botões acima e abaixo desse texto para isso.

Felipe Baqui

Felipe Baqui é analista de sistemas, advanced coach, especialista em desenvolvimento pessoal, tecnologia e marketing digital. Enfrentou aos 22 anos, a falência traumática de sua empresa. 10 anos depois começou um processo de autoconhecimento que possibilitou que hoje ele trabalhasse ajudando pessoas em processos de superação de grandes problemas.

Website: https://felipebaqui.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *